VOCÊ
CONHECE A HISTÓRIA DO TANGRAM?
CONTA
A LENDA QUE UMA VEZ, HÁ MUITO TEMPO, UM MONGE CHINÊS ENCARREGOU SEU
APRENDIZ DE UMA MISSÃO: VIAJAR O MUNDO TODO ATRÁS DE TODAS AS
BELEZAS EXISTENTES, DANDO A ELE UM ESPELHO PARA REGISTRÁ-LAS.
CERTO
DIA O APRENDIZ, POR DESCUIDO, DEIXOU O ESPELHO CAIR NO CHÃO, SE
PARTINDO EM SETE PEÇAS DE FORMAS DIFERENTES. ASSIM, ELE OBSERVOU E
DESCOBRIU QUE PODERIA MONTAR TODAS AS MARAVILHAS DO MUNDO DA
FORMA QUE QUISESSE.
ESSA
LENDA É MUITO INTERESSANTE PARA TRABALHAR COM O TANGRAM NA EDUCAÇÃO
INFANTIL. ELE PODE APARECER EM CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA E DE ARTES,
DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE E O CONHECIMENTO DAS FORMAS E CORES.
O
TANGRAM ESTIMULA A COORDENAÇÃO MOTORA, A CONCENTRAÇÃO, A
CRIATIVIDADE, A IMAGINAÇÃO E A MEMORIZAÇÃO DAS FORMAS
GEOMÉTRICAS. EXERCITAR
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS,
AS
PEÇAS PERMITEM FORMAR VÁRIAS FIGURAS, SENDO QUE ALGUMAS DESSAS
IMAGENS PODEM SER MONTADAS DE MANEIRAS DISTINTAS.