O currículo, é
um conjunto de escolhas sobre práticas, conhecimentos e habilidades. Compõe-se
de duas partes:
Parte cheia: consta o que
esperamos que as crianças aprenderão (conhecimentos, linguagens, atitudes e
habilidades).
Parte vazia: é o que as crianças
querem aprender, seus interesses, investigações, curiosidades e necessidades,
revelados pelas crianças e famílias em suas falas, preferências, sugestões e
observação das professoras.
INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA
DO ESTUDANTE
Identificar suas
preferências;
Reconhecer e nomear alguns colegas e pessoas do convívio social;
Compartilhar o espaço, materiais, brinquedos e pessoas;
Explorar novas formas de interagir com pessoas, objetos e o
ambiente;
Demonstrar iniciativa para pedir ajuda;
Levar o alimento a boca de forma autônoma;
Identificar
demonstrações emocionais das pessoas: afeto, carinho, medo, alegria, raiva,
etc.;
INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUE FAVOREÇAM A PARTICIPAÇÃO NA VIDA
SOCIAL E INTERAÇÃO ATIVA E CRÍTICA COM O MEIO FÍSICO E SOCIAL
Apresentar progressiva concentração nas atividades propostas,
Explorar novas formas de interagir com pessoas, objetos e o
ambiente;
Reconhecer sua imagem e dos colegas, nomeando-a, no espelho e em
fotos.
Prestar ajuda quando incentivado ou autonomamente;
Acatar comandos;
Respeitar as diferenças raciais, físicas, culturais, religiosas
e socioeconômicas;
Identificar algumas características físicas de si mesmo e das
outras pessoas, valorizando-as;
Identificar elementos da paisagem natural;
Realizar alguns cuidados necessários à preservação do ambiente
natural;
Aceitar
o contato com elementos da natureza: grama, água, terra, pedra, vento, etc.
INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E EXPRESSÃO POR MEIO DAS MÚLTIPLAS
LINGUAGENS E TECNOLOGIAS
Estabelecer relações com diversas formas de expressão artística;
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre
diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, tintas, água,
areia, terra, argila, etc.;
Manipular e identificar diferentes suportes gráficos, como
jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc.;
Realizar leitura de imagens e apreciar fotos, desenhos,
ilustrações, etc.
Expressar-se através da fala;
Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos
contextos de que participa;
Usar a linguagem para repetir histórias e recontá-la a seu modo.
Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
Interessar-se pela leitura de histórias, contos e poemas;
Interpretar textos com auxílio de imagens, desenhos e figuras.
Ouvir com atenção;
Coordenar os sons musicais com movimentos, progressivamente;
Cantar em grupo e individualmente;
Dançar e/ou fazer improvisação musical;
Explorar diferentes posturas corporais;
Ampliar gradualmente o movimento de seu corpo ao
correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar,
etc;
Aperfeiçoar os gestos relacionados com a preensão, encaixe,
traçado no desenho, lançamento etc., por meio da experimentação e
utilização de suas habilidades manuais
em diversas situações cotidianas;
Manipular e explorar objetos e brinquedos em situações
organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que
cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e
suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc. ;
Utilizar de quantificadores básicos (muito, tudo, pouco, nada
etc.);
Comunicar
quantidades utilizando oralidade e símbolos não convencionais;