CONTATOS


TEL: 3277-6037
E-mail: emeiip@edu.pbh.gov.br


01/07/2019

Proposta Pedagógica: 1/2 anos

O currículo, é um conjunto de escolhas sobre práticas, conhecimentos e habilidades. Compõe-se de duas partes:

Parte cheia: consta o que esperamos que as crianças aprenderão (conhecimentos, linguagens, atitudes e habilidades).

Parte vazia: é o que as crianças querem aprender, seus interesses, investigações, curiosidades e necessidades, revelados pelas crianças e famílias em suas falas, preferências, sugestões e observação das professoras.

Parte cheia do currículo – Habilidades  1/2 anos:


INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
CONSTRUÇÃO DA  AUTONOMIA DO ESTUDANTE

Identificar suas preferências;
Reconhecer e nomear alguns colegas e pessoas do convívio social;
Compartilhar o espaço, materiais, brinquedos e pessoas;
Explorar novas formas de interagir com pessoas, objetos e o ambiente;
Demonstrar iniciativa para pedir ajuda;
Levar o alimento a boca de forma autônoma;
Identificar demonstrações emocionais das pessoas: afeto, carinho, medo, alegria, raiva, etc.;



INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUE FAVOREÇAM A PARTICIPAÇÃO NA VIDA SOCIAL E INTERAÇÃO ATIVA E CRÍTICA COM O MEIO FÍSICO E SOCIAL
Apresentar progressiva concentração nas atividades propostas,
Explorar novas formas de interagir com pessoas, objetos e o ambiente;
Reconhecer sua imagem e dos colegas, nomeando-a, no espelho e em fotos.
Prestar ajuda quando incentivado ou autonomamente;
Acatar comandos;
Respeitar as diferenças raciais, físicas, culturais, religiosas e socioeconômicas;
Identificar algumas características físicas de si mesmo e das outras pessoas, valorizando-as;
Identificar elementos da paisagem natural;
Realizar alguns cuidados necessários à preservação do ambiente natural;
Aceitar o contato com elementos da natureza: grama, água, terra, pedra, vento, etc.



INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E EXPRESSÃO POR MEIO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E TECNOLOGIAS

Estabelecer relações com diversas formas de expressão artística;
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, tintas, água, areia, terra, argila, etc.;
Manipular e identificar diferentes suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc.;
Realizar leitura de imagens e apreciar fotos, desenhos, ilustrações, etc.
Expressar-se através da fala;
Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa;
Usar a linguagem para repetir histórias e recontá-la a seu modo.
Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
Interessar-se pela leitura de histórias, contos e poemas;
Interpretar textos com auxílio de imagens, desenhos e figuras.
Ouvir com atenção;
Coordenar os sons musicais com movimentos, progressivamente;
Cantar em grupo e individualmente;
Dançar e/ou fazer improvisação musical;
Explorar diferentes posturas corporais;
Ampliar gradualmente o movimento de seu corpo  ao  correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc;
Aperfeiçoar os gestos relacionados com a preensão, encaixe, traçado no desenho, lançamento etc., por meio da experimentação e utilização  de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas;
Manipular e explorar objetos e brinquedos em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar,  etc. ;
Utilizar de quantificadores básicos (muito, tudo, pouco, nada etc.);
Comunicar quantidades utilizando oralidade e símbolos não convencionais;