O currículo, é um conjunto de escolhas sobre práticas, conhecimentos e habilidades. Compõe-se de duas partes:
Parte cheia: consta o que esperamos que as crianças aprenderão (conhecimentos, linguagens, atitudes e habilidades).
Parte vazia: é o que as crianças querem aprender, seus interesses, investigações, curiosidades e necessidades, revelados pelas crianças e famílias em suas falas, preferências, sugestões e observação das professoras.
INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE
Respeitar e cumprir regras de convívio social;
Respeitar as Preferências os outros;
Ouvir atentamente às pessoas;
Demonstrar iniciativa para pedir ajuda;
Reagir positivamente à frustração;
Compartilhar o espaço, materiais, brinquedos e pessoas;
Explorar novas formas de interagir com pessoas, objetos e o
ambiente;
Manifestar opiniões;
Ampliar
progressivamente sua concentração nas atividades propostas;
INTENCIONALIDADES
EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUE FAVOREÇAM A PARTICIPAÇÃO NA VIDA
SOCIAL E INTERAÇÃO ATIVA E CRÍTICA COM O MEIO FÍSICO E SOCIAL
Expressar desejos, desagrado, necessidades, sentimentos,
emoções, preferências e vontades entendendo que o outro também os possui;
Aceitar vivenciar experiências novas;
Prestar ajuda quando incentivado ou autonomamente;
Identificar gostos e preferências de seus companheiros;
Perceber a necessidade ou o choro de um colega;
Acatar ordens;
Identificar algumas características físicas de si mesmo e das
outras pessoas;
Respeitar as diferenças raciais, físicas, culturais, religiosas
e socioeconômicas;
Identificar elementos da paisagem natural;
Identificar algumas espécies da fauna e da flora brasileira e
mundial;
Realizar
alguns cuidados à preservação do ambiente natural;
INTENCIONALIDADES
EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E EXPRESSÃO POR MEIO DAS MÚLTIPLAS
LINGUAGENS E TECNOLOGIAS
Estabelecer relações com diversas formas de expressão artística;
Manipular e identificar diferentes suportes gráficos, como
jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc.;
Reconhecer e descrever objetos através do tato, formato,
textura, temperatura e peso explicitando suas características físicas;
Criar imagens a partir de seu próprio repertório e da utilização
dos elementos da língua das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, volume,
espaço, textura, etc.;
Expressar-se bem através da fala;
Transmitir recados;
Pedir informações;
Recontar histórias;
Escutar e compreender textos de diferentes gêneros lidos pelo
professor;
Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
Reconhecer o nome próprio;
Escrever o próprio, ainda que de forma não convencional;
Escrever espontaneamente (nível: garatuja) ;
Produzir textos individuais e/ou coletivos oralmente, em
progressão de estruturação textual, tendo o professor como escriba
Brincar com a música;
Explorar, identificar e produzir sons;
Imitar, inventar e reproduzir canções;
Dançar
e/ou fazer improvisação musical;
Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos,
posturas e da linguagem oral;
Correr,
subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., para
ampliar gradualmente o conhecimentos e controle sobre o corpo e o movimento;
Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos,
posturas e da linguagem oral;
Correr,
subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., para
ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento;
Utilizar de quantificadores básicos (muito, pouco, tudo, nada,
etc.);
Utilizar de noções simples de cálculo mental como ferramenta
para resolver problemas;
Comunicar quantidades utilizando oralidade e símbolos não
convencionais;
Identificar números em diferentes contextos;
Explorar
diferentes procedimentos para comparar grandezas.