CONTATOS


TEL: 3277-6037
E-mail: emeiip@edu.pbh.gov.br


01/07/2019

Proposta Pedagógica: 2/3 anos

O currículo, é um conjunto de escolhas sobre práticas, conhecimentos e habilidades. Compõe-se de duas partes:

Parte cheia: consta o que esperamos que as crianças aprenderão (conhecimentos, linguagens, atitudes e habilidades).

Parte vazia: é o que as crianças querem aprender, seus interesses, investigações, curiosidades e necessidades, revelados pelas crianças e famílias em suas falas, preferências, sugestões e observação das professoras.

Parte cheia do currículo – Habilidades  2/3 anos:


INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE

Respeitar e cumprir regras de convívio social;
Respeitar as Preferências os outros;
Ouvir atentamente às pessoas;
Demonstrar iniciativa para pedir ajuda;
Reagir positivamente à frustração;
Compartilhar o espaço, materiais, brinquedos e pessoas;
Explorar novas formas de interagir com pessoas, objetos e o ambiente;
Manifestar opiniões;
Ampliar progressivamente sua concentração nas atividades propostas;


 INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUE FAVOREÇAM A PARTICIPAÇÃO NA VIDA SOCIAL E INTERAÇÃO ATIVA E CRÍTICA COM O MEIO FÍSICO E SOCIAL

Expressar desejos, desagrado, necessidades, sentimentos, emoções, preferências e vontades entendendo que o outro também os possui;
Aceitar vivenciar experiências novas;
Prestar ajuda quando incentivado ou autonomamente;
Identificar gostos e preferências de seus companheiros;
Perceber a necessidade ou o choro de um colega;
Acatar ordens;
Identificar algumas características físicas de si mesmo e das outras pessoas;
Respeitar as diferenças raciais, físicas, culturais, religiosas e socioeconômicas;
Identificar elementos da paisagem natural;
Identificar algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial;
Realizar alguns cuidados à preservação do ambiente natural;


 INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E EXPRESSÃO POR MEIO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E TECNOLOGIAS

Estabelecer relações com diversas formas de expressão artística;
Manipular e identificar diferentes suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc.;
Reconhecer e descrever objetos através do tato, formato, textura, temperatura e peso explicitando suas características físicas;
Criar imagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da língua das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.;
Expressar-se bem através da fala;
Transmitir recados;
Pedir informações;
Recontar histórias;
Escutar e compreender textos de diferentes gêneros lidos pelo professor;
Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
Reconhecer o nome próprio;
Escrever o próprio, ainda que de forma não convencional;
Escrever espontaneamente (nível: garatuja) ;
Produzir textos individuais e/ou coletivos oralmente, em progressão de estruturação textual, tendo o professor como escriba
Brincar com a música;
Explorar, identificar e produzir sons;
Imitar, inventar e reproduzir canções;
Dançar e/ou fazer improvisação musical;


Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral;
Correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., para ampliar gradualmente o conhecimentos e controle sobre o corpo e o movimento;


Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral;
Correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento;


Utilizar de quantificadores básicos (muito, pouco, tudo, nada, etc.);
Utilizar de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas;
Comunicar quantidades utilizando oralidade e símbolos não convencionais;
Identificar números em diferentes contextos;
Explorar diferentes procedimentos para comparar grandezas.