CONTATOS


TEL: 3277-6037
E-mail: emeiip@edu.pbh.gov.br


01/07/2019

Proposta Pedagógica: 3/4 anos

O currículo, é um conjunto de escolhas sobre práticas, conhecimentos e habilidades. Compõe-se de duas partes:

Parte cheia: consta o que esperamos que as crianças aprenderão (conhecimentos, linguagens, atitudes e habilidades).

Parte vazia: é o que as crianças querem aprender, seus interesses, investigações, curiosidades e necessidades, revelados pelas crianças e famílias em suas falas, preferências, sugestões e observação das professoras.

Parte cheia do currículo – Habilidades  3/4 anos:


INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE

Analisar, formar e respeitar regras de convívio em grupo;
Saber pedir e oferecer ajuda;
Reagir positivamente à frustração;
Negociar soluções para situações de impasse;
Adaptar-se a novas situações utilizando-se de várias estratégias e recursos;
Saber pedir e oferecer ajuda;
Demonstrar progressiva concentração nas atividades propostas;
Expressar desejos, desagrados, necessidades, sentimentos, emoções, preferências e vontades entendendo que o outro também os possui;
Identificar e nomear demonstrações emocionais das pessoas: afeto, carinho, medo, alegria, raiva, etc.


INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUE FAVOREÇAM A PARTICIPAÇÃO NA VIDA SOCIAL E INTERAÇÃO ATIVA E CRÍTICA COM O MEIO FÍSICO E SOCIAL

Contribuir com ideias para solução de problemas;
Demonstrar autoimagem positiva e cuidado com o próprio corpo;
Demonstrar iniciativa para estabelecer interações com outras pessoas;
Compartilhar o espaço, materiais brinquedos e pessoas;
Identificar algumas características físicas de si mesmo e das outras pessoas respeitando-as;
Identificar e respeitar as diferenças raciais, físicas, culturais, religiosas e sócio econômicas;
Identificar elementos da paisagem natural;
Perceber-se como parte do ambiente;
Identifica dia/noite, manhã/tarde, ontem/hoje/amanhã;
Demonstrar interesse pelos gostos e pensamentos alheios;
Vivenciar diversos papéis sociais;
Construir um repertório de diversas brincadeiras da cultura infantil.


INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E EXPRESSÃO POR MEIO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E TECNOLOGIAS

Utilizar-se do faz de conta como forma de se expressar e diferenciá-lo da realidade;
Apreciar diferentes produções artísticas, reconhecendo a grande diversidade;
Utilizar a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da fotografia e do teatro;
Utilizar-se de diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico;
Desenhar, modelar, fazer colagens livremente de diversos materiais em diversas superfícies;
Desenhar como forma de lazer, de lazer, de registo e de expressão;
Reconhecer e nomear as cores ao seu redor;
Valorizar as próprias produções e as produções de outras crianças bem como as produções de arte em geral.
Ouvir, ler e recontar histórias;
Descobrir a importância dos símbolos na comunicação humana;
Participar de leitura de diferentes gêneros como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc., com ajuda de um adulto;
Perceber que as palavras pronunciadas oralmente podem ser representadas através da escrita;
Reconhecer seu nome, identificando-o nas diversas situações do cotidiano;
Escrever seu primeiro nome com alfabeto móvel;
Reconhecer os nomes dos colegas;
Produzir escrita espontaneamente: palavras, textos, ainda que de forma não convencional (nível: garatuja/pré-silábico);
Acompanhar  e relatar sequencia de fatos;
Conhecer diferentes tipos de textos e portadores: carta, bilhete, mapa, jornal, rótulos, revistas, etc.;
Reproduzir oralmente trava-línguas, parlendas, poemas, etc..
Brincar com a música;
Coordenar os sons musicais com movimentos;
Imitar, inventar e reproduzir canções aprimorando a memória musical;
Valorizar obras musicais de diferentes gêneros, estilos, épocas, culturas, etc.