O currículo, é um conjunto de escolhas sobre práticas, conhecimentos e habilidades. Compõe-se de duas partes:
Parte cheia: consta o que esperamos que as crianças aprenderão (conhecimentos, linguagens, atitudes e habilidades).
Parte vazia: é o que as crianças querem aprender, seus interesses, investigações, curiosidades e necessidades, revelados pelas crianças e famílias em suas falas, preferências, sugestões e observação das professoras.
INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE
Analisar, formar e respeitar regras de convívio em grupo;
Saber pedir e oferecer ajuda;
Reagir positivamente à frustração;
Negociar soluções para situações de impasse;
Adaptar-se a novas situações utilizando-se de várias estratégias
e recursos;
Saber pedir e oferecer ajuda;
Demonstrar progressiva concentração nas atividades propostas;
Expressar desejos, desagrados, necessidades, sentimentos,
emoções, preferências e vontades entendendo que o outro também os possui;
Identificar
e nomear demonstrações emocionais das pessoas: afeto, carinho, medo, alegria,
raiva, etc.
INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUE FAVOREÇAM A PARTICIPAÇÃO NA VIDA
SOCIAL E INTERAÇÃO ATIVA E CRÍTICA COM O MEIO FÍSICO E SOCIAL
Contribuir com ideias para solução de problemas;
Demonstrar autoimagem positiva e cuidado com o próprio corpo;
Demonstrar iniciativa para estabelecer interações com outras
pessoas;
Compartilhar o espaço, materiais brinquedos e pessoas;
Identificar algumas características físicas de si mesmo e das
outras pessoas respeitando-as;
Identificar e respeitar as diferenças raciais, físicas,
culturais, religiosas e sócio econômicas;
Identificar elementos da paisagem natural;
Perceber-se como parte do ambiente;
Identifica dia/noite, manhã/tarde, ontem/hoje/amanhã;
Demonstrar interesse pelos gostos e pensamentos alheios;
Vivenciar diversos papéis sociais;
Construir
um repertório de diversas brincadeiras da cultura infantil.
INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E EXPRESSÃO POR MEIO DAS MÚLTIPLAS
LINGUAGENS E TECNOLOGIAS
Utilizar-se do faz de conta como forma de se expressar e
diferenciá-lo da realidade;
Apreciar diferentes produções artísticas, reconhecendo a grande
diversidade;
Utilizar a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da
colagem, da fotografia e do teatro;
Utilizar-se de diversos materiais, instrumentos e suportes
necessários para o fazer artístico;
Desenhar, modelar, fazer colagens livremente de diversos
materiais em diversas superfícies;
Desenhar como forma de lazer, de lazer, de registo e de
expressão;
Reconhecer e nomear as cores ao seu redor;
Valorizar as próprias produções e as produções de outras
crianças bem como as produções de arte em geral.
Ouvir, ler e recontar histórias;
Descobrir a importância dos símbolos na comunicação humana;
Participar de leitura de diferentes gêneros como contos, poemas,
parlendas, trava-línguas etc., com ajuda de um adulto;
Perceber que as palavras pronunciadas oralmente podem ser representadas
através da escrita;
Reconhecer seu nome, identificando-o nas diversas situações do
cotidiano;
Escrever seu primeiro nome com alfabeto móvel;
Reconhecer os nomes dos colegas;
Produzir escrita espontaneamente: palavras, textos, ainda que de
forma não convencional (nível: garatuja/pré-silábico);
Acompanhar e relatar
sequencia de fatos;
Conhecer diferentes tipos de textos e portadores: carta,
bilhete, mapa, jornal, rótulos, revistas, etc.;
Reproduzir oralmente trava-línguas, parlendas, poemas, etc..
Brincar com a música;
Coordenar os sons musicais com movimentos;
Imitar, inventar e reproduzir canções aprimorando a memória
musical;
Valorizar
obras musicais de diferentes gêneros, estilos, épocas, culturas, etc.