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01/07/2019

Proposta Pedagógica: 5/6 anos

O currículo, é um conjunto de escolhas sobre práticas, conhecimentos e habilidades. Compõe-se de duas partes:

Parte cheia: consta o que esperamos que as crianças aprenderão (conhecimentos, linguagens, atitudes e habilidades).

Parte vazia: é o que as crianças querem aprender, seus interesses, investigações, curiosidades e necessidades, revelados pelas crianças e famílias em suas falas, preferências, sugestões e observação das professoras.

Parte cheia do currículo – Habilidades 5/6 anos:


INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE

Formular, analisar e respeitar regras de convívio em grupo;
Interagir e respeitar as ideias e opiniões dos outros;
Priorizar o diálogo como forma de lidar com conflitos;
Propor soluções para as dificuldades que vivencia;
Demonstrar segurança diante de desafios;
Demonstrar confiança ao lidar com situações novas;
Conhecer suas habilidades e limitações, buscando ampliá-las;
Vivenciar experiências novas dentro e fora da instituição;
Analisar diferentes perspectivas de um mesmo fato;
Prever possíveis resultados para uma ação;
Formular análises, sínteses e generalizações (hipóteses).



INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO: 
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUE FAVOREÇAM A PARTICIPAÇÃO NA VIDA SOCIAL E INTERAÇÃO ATIVA E CRÍTICA COM O MEIO FÍSICO E SOCIAL

Prestar ajuda autonomamente;
Participar de jogos e atividades em grupos;
Perceber as necessidades ou dificuldades das outras crianças e adultos;
Demonstrar perceber seus erros com novas atitudes, comportamentos, falas a partir de reflexão mediada;
Demonstrar interesse em cuidar de animais;
Exercitar a flexibilidade em seus pontos de vista
Aceitar participar de atividades em que não tenha sido bem-sucedido anteriormente;
Vivenciar diversos papéis sociais;
Identificar e respeitar as diferenças raciais, físicas, culturais, religiosas e socioeconômicas;
Identificar algumas espécies da fauna e da flora brasileira;
Estabelecer relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais;
Perceber-se como parte do ambiente;
Identificar problemas ambientais;
Construir um repertório de diversas brincadeiras da cultura infantil.



INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E EXPRESSÃO POR MEIO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E TECNOLOGIAS

Apreciar diferentes produções artísticas, reconhecendo a grande diversidade;
Utilizar a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da fotografia e do teatro em processos de criação e produção de arte;
Criar desenhos, pinturas, colagens, dobraduras, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais: ponto, linha, forma, volume, espaço, textura, etc.;
Utilizar de espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos;
Valorizar as próprias produções e as produções de outras crianças bem como as produções de arte em geral.
Reconhecer diferenças nas propriedades físicas e de função social, de materiais impressos como livros, revistas, histórias em quadrinhos, jornais e outros;
Participar de leitura de diferentes gêneros contos, poemas, parlendas, trava-línguas, etc, com ajuda de um adulto;
Escrever seu nome completo, identificando-o nas diversas situações do cotidiano;
Produzir escrita espontânea: escrever palavras e textos (silábico/silábico alfabético);

Participar de práticas de escrita coletiva como: recontos, letras de músicas, parlendas e trava-línguas;
Encontrar palavras conhecidas em um texto;
Nomear todas as letras do alfabeto;
Participar de jogos sonoros com as palavras;
Registrar de diferentes formas a rotina da turma;
Discriminar rótulos e embalagens, identificando os mais utilizados.
Acompanhar e relatar sequências de fatos;
Utilizar vocabulário aprendido;
Reproduzir oralmente trava-línguas, parlendas e poemas;
Conhecer, distinguir e interpretar diferentes tipos de textos;
Cantar, fazer rimas, conversar informalmente, transmitir recados, imitar, reproduzir sons e entonações;
Apresentar propostas diante de uma realidade adversa ou de desafios.
Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
Identificar elementos da música para expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo;
Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações, composições e interpretações musicais;
Produzir sons com várias partes do corpo.

Relacionar-se com seu corpo e com do outro de forma respeitosa e sem preconceitos;
Utilizar de forma expressiva e intencional o movimento em situações cotidianas e brincadeiras;
Utilizar gestos diversos e o ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação, expressando sentimentos e emoções;
Perceber diferentes qualidades e dinâmicas do movimento como a força, velocidade, resistência, flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidade do corpo;
Conhecer algumas manifestações culturais do repertório que envolve a corporeidade.
Utilizar o calendário para registrar o tempo, cotidianamente;
Reconhecer a utilidade de objetos com números tais como máquina de calcular, telefone, relógio, etc.;
Comparar a sua altura com a dos colegas. Preparar receitas coletivamente, utilizando medidas;
Utilizar a linguagem matemática como forma de expressar ideias, organizar o pensamento, o raciocínio lógico, situando-se no tempo e no espaço imediatos;
Comunicar quantidades usando registros diferentes;
Identificar números utilizados em atividades cotidianas e quantificá-los (20/50);
Reconhecer e valorizar os números, contagens orais e noções espaciais como ferramentas necessárias em seu cotidiano;
Utilizar noções de cálculo mental para resolver problemas simples;
Comunicar quantidades, utilizando diferentes registros;
Fazer registros de numerais em situação de uso funcional e social;
Resolver problemas envolvendo ideias de adição e subtração, coletivamente e individual em progressão;
Manusear sólidos geométricos, percebendo semelhanças e diferenças;
Identificar que há outras figuras geométricas bi e tridimensionais, fazendo relações com objetos em seu cotidiano como caixas.