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01/07/2019

Proposta Pedagógica: 5/6 anos

O currículo, é um conjunto de escolhas sobre práticas, conhecimentos e habilidades. Compõe-se de duas partes:

Parte cheia: consta o que esperamos que as crianças aprenderão (conhecimentos, linguagens, atitudes e habilidades).

Parte vazia: é o que as crianças querem aprender, seus interesses, investigações, curiosidades e necessidades, revelados pelas crianças e famílias em suas falas, preferências, sugestões e observação das professoras.

Parte cheia do currículo – Habilidades 5/6 anos:


INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE

Formular, analisar e respeitar regras de convívio em grupo;
Interagir e respeitar as ideias e opiniões dos outros;
Priorizar o diálogo como forma de lidar com conflitos;
Propor soluções para as dificuldades que vivencia;
Demonstrar segurança diante de desafios;
Demonstrar confiança ao lidar com situações novas;
Conhecer suas habilidades e limitações, buscando ampliá-las;
Vivenciar experiências novas dentro e fora da instituição;
Analisar diferentes perspectivas de um mesmo fato;
Prever possíveis resultados para uma ação;
Formular análises, sínteses e generalizações (hipóteses).



INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO: 
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUE FAVOREÇAM A PARTICIPAÇÃO NA VIDA SOCIAL E INTERAÇÃO ATIVA E CRÍTICA COM O MEIO FÍSICO E SOCIAL

Prestar ajuda autonomamente;
Participar de jogos e atividades em grupos;
Perceber as necessidades ou dificuldades das outras crianças e adultos;
Demonstrar perceber seus erros com novas atitudes, comportamentos, falas a partir de reflexão mediada;
Demonstrar interesse em cuidar de animais;
Exercitar a flexibilidade em seus pontos de vista
Aceitar participar de atividades em que não tenha sido bem-sucedido anteriormente;
Vivenciar diversos papéis sociais;
Identificar e respeitar as diferenças raciais, físicas, culturais, religiosas e socioeconômicas;
Identificar algumas espécies da fauna e da flora brasileira;
Estabelecer relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais;
Perceber-se como parte do ambiente;
Identificar problemas ambientais;
Construir um repertório de diversas brincadeiras da cultura infantil.



INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E EXPRESSÃO POR MEIO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E TECNOLOGIAS

Apreciar diferentes produções artísticas, reconhecendo a grande diversidade;
Utilizar a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da fotografia e do teatro em processos de criação e produção de arte;
Criar desenhos, pinturas, colagens, dobraduras, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais: ponto, linha, forma, volume, espaço, textura, etc.;
Utilizar de espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos;
Valorizar as próprias produções e as produções de outras crianças bem como as produções de arte em geral.
Reconhecer diferenças nas propriedades físicas e de função social, de materiais impressos como livros, revistas, histórias em quadrinhos, jornais e outros;
Participar de leitura de diferentes gêneros contos, poemas, parlendas, trava-línguas, etc, com ajuda de um adulto;
Escrever seu nome completo, identificando-o nas diversas situações do cotidiano;
Produzir escrita espontânea: escrever palavras e textos (silábico/silábico alfabético);

Participar de práticas de escrita coletiva como: recontos, letras de músicas, parlendas e trava-línguas;
Encontrar palavras conhecidas em um texto;
Nomear todas as letras do alfabeto;
Participar de jogos sonoros com as palavras;
Registrar de diferentes formas a rotina da turma;
Discriminar rótulos e embalagens, identificando os mais utilizados.
Acompanhar e relatar sequências de fatos;
Utilizar vocabulário aprendido;
Reproduzir oralmente trava-línguas, parlendas e poemas;
Conhecer, distinguir e interpretar diferentes tipos de textos;
Cantar, fazer rimas, conversar informalmente, transmitir recados, imitar, reproduzir sons e entonações;
Apresentar propostas diante de uma realidade adversa ou de desafios.
Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
Identificar elementos da música para expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo;
Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações, composições e interpretações musicais;
Produzir sons com várias partes do corpo.

Relacionar-se com seu corpo e com do outro de forma respeitosa e sem preconceitos;
Utilizar de forma expressiva e intencional o movimento em situações cotidianas e brincadeiras;
Utilizar gestos diversos e o ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação, expressando sentimentos e emoções;
Perceber diferentes qualidades e dinâmicas do movimento como a força, velocidade, resistência, flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidade do corpo;
Conhecer algumas manifestações culturais do repertório que envolve a corporeidade.
Utilizar o calendário para registrar o tempo, cotidianamente;
Reconhecer a utilidade de objetos com números tais como máquina de calcular, telefone, relógio, etc.;
Comparar a sua altura com a dos colegas. Preparar receitas coletivamente, utilizando medidas;
Utilizar a linguagem matemática como forma de expressar ideias, organizar o pensamento, o raciocínio lógico, situando-se no tempo e no espaço imediatos;
Comunicar quantidades usando registros diferentes;
Identificar números utilizados em atividades cotidianas e quantificá-los (20/50);
Reconhecer e valorizar os números, contagens orais e noções espaciais como ferramentas necessárias em seu cotidiano;
Utilizar noções de cálculo mental para resolver problemas simples;
Comunicar quantidades, utilizando diferentes registros;
Fazer registros de numerais em situação de uso funcional e social;
Resolver problemas envolvendo ideias de adição e subtração, coletivamente e individual em progressão;
Manusear sólidos geométricos, percebendo semelhanças e diferenças;
Identificar que há outras figuras geométricas bi e tridimensionais, fazendo relações com objetos em seu cotidiano como caixas.

Proposta Pedagógica: 3/4 anos

O currículo, é um conjunto de escolhas sobre práticas, conhecimentos e habilidades. Compõe-se de duas partes:

Parte cheia: consta o que esperamos que as crianças aprenderão (conhecimentos, linguagens, atitudes e habilidades).

Parte vazia: é o que as crianças querem aprender, seus interesses, investigações, curiosidades e necessidades, revelados pelas crianças e famílias em suas falas, preferências, sugestões e observação das professoras.

Parte cheia do currículo – Habilidades  3/4 anos:


INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE

Analisar, formar e respeitar regras de convívio em grupo;
Saber pedir e oferecer ajuda;
Reagir positivamente à frustração;
Negociar soluções para situações de impasse;
Adaptar-se a novas situações utilizando-se de várias estratégias e recursos;
Saber pedir e oferecer ajuda;
Demonstrar progressiva concentração nas atividades propostas;
Expressar desejos, desagrados, necessidades, sentimentos, emoções, preferências e vontades entendendo que o outro também os possui;
Identificar e nomear demonstrações emocionais das pessoas: afeto, carinho, medo, alegria, raiva, etc.


INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUE FAVOREÇAM A PARTICIPAÇÃO NA VIDA SOCIAL E INTERAÇÃO ATIVA E CRÍTICA COM O MEIO FÍSICO E SOCIAL

Contribuir com ideias para solução de problemas;
Demonstrar autoimagem positiva e cuidado com o próprio corpo;
Demonstrar iniciativa para estabelecer interações com outras pessoas;
Compartilhar o espaço, materiais brinquedos e pessoas;
Identificar algumas características físicas de si mesmo e das outras pessoas respeitando-as;
Identificar e respeitar as diferenças raciais, físicas, culturais, religiosas e sócio econômicas;
Identificar elementos da paisagem natural;
Perceber-se como parte do ambiente;
Identifica dia/noite, manhã/tarde, ontem/hoje/amanhã;
Demonstrar interesse pelos gostos e pensamentos alheios;
Vivenciar diversos papéis sociais;
Construir um repertório de diversas brincadeiras da cultura infantil.


INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E EXPRESSÃO POR MEIO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E TECNOLOGIAS

Utilizar-se do faz de conta como forma de se expressar e diferenciá-lo da realidade;
Apreciar diferentes produções artísticas, reconhecendo a grande diversidade;
Utilizar a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da fotografia e do teatro;
Utilizar-se de diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico;
Desenhar, modelar, fazer colagens livremente de diversos materiais em diversas superfícies;
Desenhar como forma de lazer, de lazer, de registo e de expressão;
Reconhecer e nomear as cores ao seu redor;
Valorizar as próprias produções e as produções de outras crianças bem como as produções de arte em geral.
Ouvir, ler e recontar histórias;
Descobrir a importância dos símbolos na comunicação humana;
Participar de leitura de diferentes gêneros como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc., com ajuda de um adulto;
Perceber que as palavras pronunciadas oralmente podem ser representadas através da escrita;
Reconhecer seu nome, identificando-o nas diversas situações do cotidiano;
Escrever seu primeiro nome com alfabeto móvel;
Reconhecer os nomes dos colegas;
Produzir escrita espontaneamente: palavras, textos, ainda que de forma não convencional (nível: garatuja/pré-silábico);
Acompanhar  e relatar sequencia de fatos;
Conhecer diferentes tipos de textos e portadores: carta, bilhete, mapa, jornal, rótulos, revistas, etc.;
Reproduzir oralmente trava-línguas, parlendas, poemas, etc..
Brincar com a música;
Coordenar os sons musicais com movimentos;
Imitar, inventar e reproduzir canções aprimorando a memória musical;
Valorizar obras musicais de diferentes gêneros, estilos, épocas, culturas, etc.

Proposta Pedagógica: 2/3 anos

O currículo, é um conjunto de escolhas sobre práticas, conhecimentos e habilidades. Compõe-se de duas partes:

Parte cheia: consta o que esperamos que as crianças aprenderão (conhecimentos, linguagens, atitudes e habilidades).

Parte vazia: é o que as crianças querem aprender, seus interesses, investigações, curiosidades e necessidades, revelados pelas crianças e famílias em suas falas, preferências, sugestões e observação das professoras.

Parte cheia do currículo – Habilidades  2/3 anos:


INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE

Respeitar e cumprir regras de convívio social;
Respeitar as Preferências os outros;
Ouvir atentamente às pessoas;
Demonstrar iniciativa para pedir ajuda;
Reagir positivamente à frustração;
Compartilhar o espaço, materiais, brinquedos e pessoas;
Explorar novas formas de interagir com pessoas, objetos e o ambiente;
Manifestar opiniões;
Ampliar progressivamente sua concentração nas atividades propostas;


 INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUE FAVOREÇAM A PARTICIPAÇÃO NA VIDA SOCIAL E INTERAÇÃO ATIVA E CRÍTICA COM O MEIO FÍSICO E SOCIAL

Expressar desejos, desagrado, necessidades, sentimentos, emoções, preferências e vontades entendendo que o outro também os possui;
Aceitar vivenciar experiências novas;
Prestar ajuda quando incentivado ou autonomamente;
Identificar gostos e preferências de seus companheiros;
Perceber a necessidade ou o choro de um colega;
Acatar ordens;
Identificar algumas características físicas de si mesmo e das outras pessoas;
Respeitar as diferenças raciais, físicas, culturais, religiosas e socioeconômicas;
Identificar elementos da paisagem natural;
Identificar algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial;
Realizar alguns cuidados à preservação do ambiente natural;


 INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E EXPRESSÃO POR MEIO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E TECNOLOGIAS

Estabelecer relações com diversas formas de expressão artística;
Manipular e identificar diferentes suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc.;
Reconhecer e descrever objetos através do tato, formato, textura, temperatura e peso explicitando suas características físicas;
Criar imagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da língua das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.;
Expressar-se bem através da fala;
Transmitir recados;
Pedir informações;
Recontar histórias;
Escutar e compreender textos de diferentes gêneros lidos pelo professor;
Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
Reconhecer o nome próprio;
Escrever o próprio, ainda que de forma não convencional;
Escrever espontaneamente (nível: garatuja) ;
Produzir textos individuais e/ou coletivos oralmente, em progressão de estruturação textual, tendo o professor como escriba
Brincar com a música;
Explorar, identificar e produzir sons;
Imitar, inventar e reproduzir canções;
Dançar e/ou fazer improvisação musical;


Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral;
Correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., para ampliar gradualmente o conhecimentos e controle sobre o corpo e o movimento;


Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral;
Correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento;


Utilizar de quantificadores básicos (muito, pouco, tudo, nada, etc.);
Utilizar de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas;
Comunicar quantidades utilizando oralidade e símbolos não convencionais;
Identificar números em diferentes contextos;
Explorar diferentes procedimentos para comparar grandezas.

Proposta Pedagógica: 1/2 anos

O currículo, é um conjunto de escolhas sobre práticas, conhecimentos e habilidades. Compõe-se de duas partes:

Parte cheia: consta o que esperamos que as crianças aprenderão (conhecimentos, linguagens, atitudes e habilidades).

Parte vazia: é o que as crianças querem aprender, seus interesses, investigações, curiosidades e necessidades, revelados pelas crianças e famílias em suas falas, preferências, sugestões e observação das professoras.

Parte cheia do currículo – Habilidades  1/2 anos:


INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
CONSTRUÇÃO DA  AUTONOMIA DO ESTUDANTE

Identificar suas preferências;
Reconhecer e nomear alguns colegas e pessoas do convívio social;
Compartilhar o espaço, materiais, brinquedos e pessoas;
Explorar novas formas de interagir com pessoas, objetos e o ambiente;
Demonstrar iniciativa para pedir ajuda;
Levar o alimento a boca de forma autônoma;
Identificar demonstrações emocionais das pessoas: afeto, carinho, medo, alegria, raiva, etc.;



INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUE FAVOREÇAM A PARTICIPAÇÃO NA VIDA SOCIAL E INTERAÇÃO ATIVA E CRÍTICA COM O MEIO FÍSICO E SOCIAL
Apresentar progressiva concentração nas atividades propostas,
Explorar novas formas de interagir com pessoas, objetos e o ambiente;
Reconhecer sua imagem e dos colegas, nomeando-a, no espelho e em fotos.
Prestar ajuda quando incentivado ou autonomamente;
Acatar comandos;
Respeitar as diferenças raciais, físicas, culturais, religiosas e socioeconômicas;
Identificar algumas características físicas de si mesmo e das outras pessoas, valorizando-as;
Identificar elementos da paisagem natural;
Realizar alguns cuidados necessários à preservação do ambiente natural;
Aceitar o contato com elementos da natureza: grama, água, terra, pedra, vento, etc.



INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E EXPRESSÃO POR MEIO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E TECNOLOGIAS

Estabelecer relações com diversas formas de expressão artística;
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, tintas, água, areia, terra, argila, etc.;
Manipular e identificar diferentes suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc.;
Realizar leitura de imagens e apreciar fotos, desenhos, ilustrações, etc.
Expressar-se através da fala;
Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa;
Usar a linguagem para repetir histórias e recontá-la a seu modo.
Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
Interessar-se pela leitura de histórias, contos e poemas;
Interpretar textos com auxílio de imagens, desenhos e figuras.
Ouvir com atenção;
Coordenar os sons musicais com movimentos, progressivamente;
Cantar em grupo e individualmente;
Dançar e/ou fazer improvisação musical;
Explorar diferentes posturas corporais;
Ampliar gradualmente o movimento de seu corpo  ao  correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc;
Aperfeiçoar os gestos relacionados com a preensão, encaixe, traçado no desenho, lançamento etc., por meio da experimentação e utilização  de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas;
Manipular e explorar objetos e brinquedos em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar,  etc. ;
Utilizar de quantificadores básicos (muito, tudo, pouco, nada etc.);
Comunicar quantidades utilizando oralidade e símbolos não convencionais;

CALENDÁRIO 2019

Conheça o Calendário da EMEI para o ano de 2019.

NOTA de alteração: 17 de Julho haverá aula. A mudança é para repor a aula refente ao dia que foi realizado fumacê para combate ao mosquito da dengue e a EMEI teve que ser fechada.