O currículo, é um conjunto de escolhas sobre práticas, conhecimentos e habilidades. Compõe-se de duas partes:
Parte cheia: consta o que esperamos que as crianças aprenderão (conhecimentos, linguagens, atitudes e habilidades).
Parte vazia: é o que as crianças querem aprender, seus interesses, investigações, curiosidades e necessidades, revelados pelas crianças e famílias em suas falas, preferências, sugestões e observação das professoras.
Parte cheia do currículo – Habilidades 4/5 anos:
INTENCIONALIDADESEDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUE FAVOREÇAM A PARTICIPAÇÃO NA VIDA
SOCIAL E INTERAÇÃO ATIVA E CRÍTICA COM O MEIO FÍSICO E SOCIAL
Expor ponto de vista, argumentando-o;
Expressar-se sem medo;
Aceitar mudar seu ponto de vista e desejo;
Analisar diferentes perspectiva de um mesmo fato;
Demonstrar cuidado com o próprio corpo;
Participar de jogos e atividades em grupo;
Demonstrar interesse em cuidar de plantas;
Reagir positivamente à frustração;
Demonstrar autoimagem positiva;
Respeitar as diferenças raciais, físicas, culturais, religiosas
e socioeconômicas;
Identificar hábitos e papéis sociais;
Conhecer e apropriar-se dos cuidados básicos de vegetais por
meio de seus cultivos;
Relatar, com ajuda dos adultos, de fotos e outros registros, as
mudanças ocorridas nas paisagens naturais ao longo do tempo;
Identificar problemas ambientais na comunidade e propor
soluções;
Construir
um repertório de diversas brincadeiras da cultura infantil.
INTENCIONALIDADESEDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA
DO ESTUDANTE
Respeitar, analisar e formular regras de convívio em grupo;
Reconhecer-se como integrante de um grupo;
Discutir suas ideias com os colegas;
Priorizar o diálogo como forma de lidar com conflitos;
Propor soluções para dificuldades que vivencia;
Formular opiniões próprias;
Perceber-se como indivíduo, aprendendo a diferenciar os seus
gostos, opiniões e respeitar a existência do outro;
Conhecer suas habilidades e limitações, buscando ampliá-las;
Vivenciar
experiências novas dentro e fora da instituição.
INTENCIONALIDADESEDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E EXPRESSÃO POR MEIO DAS MÚLTIPLAS
LINGUAGENS E TECNOLOGIAS
Apreciar diferentes produções artísticas, reconhecendo a grande
diversidade;
Utilizar a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da
colagem, da fotografia e do teatro em processos de criação e produção de arte;
Expressar e compreender sentimentos, sensações, ideias e desejos
por meio da linguagem artística;
Utilizar alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar,
modelar, etc.;
Fazer uso adequado da tesoura;
Realizar dobraduras;
Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu
próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes
visuais: ponto, linha, forma, volume, espaço, textura, etc.;
Valorizar as próprias produções e as produções de outras
crianças bem como as produções de arte em geral.
Ouvir, ler e recontar histórias;
Perceber e reconhecer a linguagem escrita como instrumento de
informação e meio para comunicar desejos, emoções e informações;
Perceber e identificar os usos reais da escrita em seu
cotidiano;
Identificar diferentes tipos de textos e suas funções;
Diferenciar letra de numerais;
Identificar as letras do alfabeto;
Escrever seu primeiro nome, identificando-o nas diversas
situações do cotidiano;
Produzir escrita espontânea: escrever palavras e textos (pré
silábico/silábico);
Participar de práticas de escrita coletiva como: recontos e
letras de músicas e parlendas;
Encontrar palavras conhecidas em um texto;
Participar de jogos sonoros com as palavras;
Registrar de diferentes formas a rotina da turma;
Discriminar rótulos e embalagens, identificando os mais
utilizados.
Conhecer vário gêneros orais, participando de diversas situações
de interação social, nas quais possa contar suas vivências, ouvir as outras
pessoas;
Conhecer e distinguir diferentes tipos de texto: poemas,
parlendas, histórias, carta, bilhete, mapa, receita, cartão, lista, etc.;
Cantar, fazer rimas, conversar informalmente, transmitir
recados, imitar, reproduzir sons e entonações;
Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
Explorar,
identificar e produzir sons.