CONTATOS


TEL: 3277-6037
E-mail: emeiip@edu.pbh.gov.br


09/06/2020

HORA DA HISTÓRIA COM A PROFESSORA CARLA DIAS


Senta que lá vem a história...
A professora Carla irá ler para vocês o livro: As famílias do Mundinho, da escritora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen.

MENSAGEM DAS PROFESSORAS ÉRICA NUNES E EDELZA DOURADO


 Um recado recheado de saudades, das professoras Érica e Edelza para a Turma do Sapinho.

BRINCANDO COM A PROFESSORA MÁRCIA GONÇALVEZ



Na rotina diária da Educação Infantil, o espaço para o brincar de forma espontânea e para  atividades lúdicas é prioridade, pois da forma como a criança se relaciona, interage e responde às atividades propostas, observamos pistas sobre seu desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo. E neste vídeo focamos na atenção, percepção e coordenação. 





01/07/2019

PROPOSTA PEDAGÓGICA

DIREÇÃO: Rosiléa Nascimento

EQUIPE COORDENAÇÃO:
Juanice Vasconcelos Coordenadora Geral
Gisele Pedosa  - Coordenação manhã
Arilene BonfáCoordenação tarde

Rua Dom Cabral, 133 – Ipiranga/BH - CEP: 31.160-150
Telefone: 3277-6037
E-mail: emeiip@pbh.gov.br

Senhores pais ou responsáveis,

   A infância é o período mais importante para o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: corporal, afetiva, cognitiva, social e ambiental. Consideramos a infância como um tempo em si, e não de preparação. É o tempo de brincar, jogar, sorrir, chorar, sonhar, ouvir histórias, se expressar de diversas formas.
A criança constitui a sua identidade, desenvolvendo a sua singularidade e pluralidade nas relações com outras crianças e adultos, no conhecimento do mundo e na interação com os diversos campos do desenvolvimento. Cada criança está inserida em um contexto histórico cultural, estar na escola possibilita a interação com as diferentes formas de ser e fazer.
   A proposta pedagógica da EMEI Ipiranga tem  como eixo norteador o cuidar e educar indissociáveis, está fundamentado nas Proposições Curriculares de Belo Horizonte para a Educação Infantil onde considera como centro do processo de aprendizagem A CRIANÇA e não o conteúdo.
     Em 2019 trabalharemos com abordagens a partir da LITERATURA INFANTIL.

Utilizamos os seguintes processos avaliativos:

Portfólio: pasta que mostra o desenvolvimento da criança.  Possibilita a análise contínua dos processos  da criança por si mesma, valorizando e identificando suas conquistas.  Contém registros de todo o período que ela permanece matriculada na EMEI.

Relatório individual: é o registro das observações e análises dos professores sobre o desenvolvimento e às aprendizagens empreendidas pela criança. Comunica às famílias, os avanços ao longo do semestre diante das atividades propostas.

Livro da turma: documento que guarda a memória do grupo com as experiências mais significativas vividas  ao longo do ano.

Mostra pedagógica: exibe o percurso pedagógico da criança/turma de fevereiro até a data do evento.

Valorizamos e incentivamos os pais /familiares que desejam compartilhar algum conhecimento com as crianças na EMEI .
     Procure as professoras de sua criança e veja como participar.


CONHEÇA O DETALHAMENTO DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS POR IDADE NOS POSTS ESPECÍFICOS:





Proposta Pedagógica: 4/5 anos


O currículo, é um conjunto de escolhas sobre práticas, conhecimentos e habilidades. Compõe-se de duas partes:

Parte cheia: consta o que esperamos que as crianças aprenderão (conhecimentos, linguagens, atitudes e habilidades).

Parte vazia: é o que as crianças querem aprender, seus interesses, investigações, curiosidades e necessidades, revelados pelas crianças e famílias em suas falas, preferências, sugestões e observação das professoras.

Parte cheia do currículo – Habilidades  4/5 anos:


INTENCIONALIDADESEDUCATIVAS DO MUNICÍPIO: 
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUE FAVOREÇAM A PARTICIPAÇÃO NA VIDA SOCIAL E INTERAÇÃO ATIVA E CRÍTICA COM O MEIO FÍSICO E SOCIAL

Expor ponto de vista, argumentando-o;
Expressar-se sem medo;
Aceitar mudar seu ponto de vista e desejo;
Analisar diferentes perspectiva de um mesmo fato;
Demonstrar cuidado com o próprio corpo;
Participar de jogos e atividades em grupo;
Demonstrar interesse em cuidar de plantas;
Reagir positivamente à frustração;
Demonstrar autoimagem positiva;
Respeitar as diferenças raciais, físicas, culturais, religiosas e socioeconômicas;
Identificar hábitos e papéis sociais;
Conhecer e apropriar-se dos cuidados básicos de vegetais por meio de seus cultivos;
Relatar, com ajuda dos adultos, de fotos e outros registros, as mudanças ocorridas nas paisagens naturais ao longo do tempo;
Identificar problemas ambientais na comunidade e propor soluções;
Construir um repertório de diversas brincadeiras da cultura infantil.



INTENCIONALIDADESEDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
CONSTRUÇÃO DA  AUTONOMIA DO ESTUDANTE

Respeitar, analisar e formular regras de convívio em grupo;
Reconhecer-se como integrante de um grupo;
Discutir suas ideias com os colegas;
Priorizar o diálogo como forma de lidar com conflitos;
Propor soluções para dificuldades que vivencia;
Formular opiniões próprias;
Perceber-se como indivíduo, aprendendo a diferenciar os seus gostos, opiniões e respeitar a existência do outro;
Conhecer suas habilidades e limitações, buscando ampliá-las;
Vivenciar experiências novas dentro e fora da instituição.



INTENCIONALIDADESEDUCATIVAS DO MUNICÍPIO:
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E EXPRESSÃO POR MEIO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E TECNOLOGIAS

Apreciar diferentes produções artísticas, reconhecendo a grande diversidade;
Utilizar a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da fotografia e do teatro em processos de criação e produção de arte;
Expressar e compreender sentimentos, sensações, ideias e desejos por meio da linguagem artística;
Utilizar alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.;
Fazer uso adequado da tesoura;
Realizar dobraduras;
Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais: ponto, linha, forma, volume, espaço, textura, etc.;
Valorizar as próprias produções e as produções de outras crianças bem como as produções de arte em geral.
Ouvir, ler e recontar histórias;
Perceber e reconhecer a linguagem escrita como instrumento de informação e meio para comunicar desejos, emoções e informações;
Perceber e identificar os usos reais da escrita em seu cotidiano;
Identificar diferentes tipos de textos e suas funções;
Diferenciar letra de numerais;
Identificar as letras do alfabeto;
Escrever seu primeiro nome, identificando-o nas diversas situações do cotidiano;
Produzir escrita espontânea: escrever palavras e textos (pré silábico/silábico);
Participar de práticas de escrita coletiva como: recontos e letras de músicas e parlendas;
Encontrar palavras conhecidas em um texto;
Participar de jogos sonoros com as palavras;
Registrar de diferentes formas a rotina da turma;
Discriminar rótulos e embalagens, identificando os mais utilizados.
Conhecer vário gêneros orais, participando de diversas situações de interação social, nas quais possa contar suas vivências, ouvir as outras pessoas;
Conhecer e distinguir diferentes tipos de texto: poemas, parlendas, histórias, carta, bilhete, mapa, receita, cartão, lista, etc.;
Cantar, fazer rimas, conversar informalmente, transmitir recados, imitar, reproduzir sons e entonações;
Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
Explorar, identificar e produzir sons.